terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

HÁ 10 ANOS QUE ESTOU NA BLOGOSFERA



Hoje, 16 de Fevereiro de 2016, assinalo 10 anos de blogues. Tudo começou na noite do dia 16 de Fevereiro de 2006 quando, estando de serviço ao fecho da edição no Expresso, recebi um e-mail da psicóloga Teresa Paula Marques a divulgar o blog que acabara de criar. Com a sua boa influência, decidi que era nessa mesma noite que entraria na blogosfera: e assim foi! Com as dicas que a Teresa Paula Marques me deu, criei o 'Abralas' num site brasileiro limitado. Tão limitado que dentro de poucos meses, o blogue estava cheio e não me deixava postar mais nada. Criei, então, um 'Vislumbrando' no mesmo site. O objectivo era mostrar aquilo que eu gostava de fazer: textos, pensamentos, críticas e fotos (na altura poucas). 

Mas em Setembro de 2006 decidi avançar de uma vez por todas para o blogspot e criei o 'Fundamentalidades', com dois complementos: 'Comportamentalidades' e 'Privacidades'. Duraram até Fevereiro de 2007, quando o google me bloqueou o e-mail e o blog, ainda hoje não sei porquê. Imediatamente, criei o 'Fundamentalidades-2' e desdobrei-o por outros blogues mais temáticos: 'Uma história por dia', 'Uma foto por dia' e o 'In-discreto'. Com um aumento exponencial de audiência (chegou a 400-500 visitas diárias), este blog sobreviveu até Novembro de 2008, quando alguém me fez o favor de o sabotar (dois anos depois acabei por descobrir quem o tinha feito).

Em Dezembro de 2008 sentei-me finalmente n 'O Meu Sofá Amarelo', que se mantém até hoje e que vou reactivar de uma vez por todas. A ele associado, o 'Gestualidades'. Ainda criei outros blogues, mas alguns não posso revelar por causa da temática que tinham e outros estão criados à espera de um dia aparecerem, se for caso disso.

A entrada no Facebook em 2010-2011 veio alterar a minha relação com os blogues, em especial mais recentemente. E é isso mesmo que pretendo alterar a partir de hoje, anunciando o regresso aos blogues. Por enquanto, ainda sentado n'O Meu Sofá Amarelo'... com a máxima: "menos Facebook e mais blogues"!

Sem comentários: