sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

POR UM NATAL MAIS VERDE



No Natal, o lixo de papel de embrulho e sacos de compras atinge níveis muito elevados. Se cada pessoa recebesse alguns dos presentes em papel reciclado ou tecido reciclado a economia seria muito significativa. E o ambiente agradeceria. É que, para além do papel de embrulho, ainda há que contar com as fitas, os cartões, os plásticos e uma série de outros pormenores dos quais as pessoas podiam abdicar sem perderem o "espírito de Natal".
Se os cartões de Boas Festas forem feitos em casa, em vez de serem comprados, para além de de pouparem muitas árvores, pode ser uma actividade familiar muito divertida, dizem os especialistas. Que acrescentam que os cartões podem não ser tão profissionais mas são com certeza muito mais apreciados por quem os recebe.
Para embrulhar os presentes, e na escolha do papel de embrulho, pode sempre optar-se pelo chamado papel eco-friendly, feito a partir de produtos naturais ou reciclados, havendo até fibras vegetais, como o cânhamo ou bambu.
Nunca optar por folhas de metal. Apesar do seu efeito agradável é um produto muito poluidor e difícil de reciclar, não tendo nenhum valor como adubo orgânico. Lembrar que algumas embalagens de presentes podem servir para embrulhar outros presentes no futuro. Antes de ir às compras, é aconselhável a dar uma vista de olhos ao que sobrou deste ou de outros Natais.
As fitas para embelezar os embrulhos podem ser reutilizáveis, desde que sejam retiradas e guardadas com cuidado. Mas a verdadeira ecologia até aconselha a que nem se use qualquer fita, pois o importante para o presenteado é sempre o que está dentro do pacote.
E até o embrulho tradicional com caixas de cartão pode ser criativamente substituído por outros materiais: e que tal embrulhar alguns presentes em antigos calendários, mapas, cartazes ou revistas já não utilizadas? O ambiente agradeceria.
Se houver intenção de utilizar material de embrulho para guardar para utilizações futuras, convém optar por caixas que possam ser dobradas para uma mais fácil armazenagem.
Rasgar o papel de embrulho é uma superstição que hoje não faz sentido. É muito mais útil e sensato retirar o papel de embrulho com o cuidado necessário para não o danificar. Se o papel ficar enrugado pode bem ser passado a ferro, por exemplo.
No Natal de hoje os presentes mais comuns são os electrónicos, como computadores, telemóveis, câmaras e máquinas fotográficas, iPads, TVs, etc, aparelhos difíceis de reciclar se forem colocados no lixo. Muitas vezes os aparelhos substituídos pelos novos ainda trabalham e o podem ser doados a familiares ou instituições de solidariedade em vez de serem colocados no lixo.
O consumismo de Natal não se vai alterar nas sociedades ocidentais. Mas pode sempre tentar-se que o Natal seja cada vez mais verde, recorrendo a pequenas opções que podem fazer toda a diferença ao planeta e até a cada um de nós.

1 comentário:

mariam [Maria Martins] disse...

Pois voltemos então ao Natal primordial, com algum sentido!
... passei para desejar um Feliz 2016!
beijinhos e saudades daqui :)
mariam