quarta-feira, 29 de julho de 2009

QUEM FOI (E É) SARITA MONTIEL?

A primeira amiga da minha irmã mais nova - e ainda são amigas hoje - chamava-se Sara, e a minha mãe (sim, qualquer Sofá que se preze tem uma mãe) chamava-a de Sarita Mundial (e ainda chama). Na altura não percebia bem porquê, só muitos anos mais tarde soube que havia uma cantora espanhola que se chamava Sara Montiel (e não Mundial, claro!), que era também actriz e participou em inúmeros filmes.

Ontem andava eu a deambular por uma das FNACs deste país - como faço quase todos os dias - e no cada vez mais reduzido expositor de música espanhola (mais francesa e italiana, tudo junto! Mas não é a FNAC uma empresa francesa???) encontrei este CD que me transportou até há alguns anos atrás. Não era caro e comprei - ouvi-o no carro quando regressava a casa e acho que só reconheci uma das músicas. As outras ouvem-se bem, nunca será um disco de cabeceira mas é mais um para a minha colecção de música não anglo-saxónica que vou encontrando um pouco por aí. Acho que o mais aproximado a Sara Montiel que temos em Portugal será Cidália Moreira, a conhecida fadista (mas não só!) cigana. Fui à net ver que Sarita Montiel ainda é viva e tem 81 anos.

E pronto, como vai a vossa colecção da música que desaparaceu da rádio, francesa, espanhola e italiana?


3 comentários:

A OUTRA disse...

Tenho música francesa, espanhola italiana... e de todos os géneros.
Conforme o dia assim é o CD. Em dia de contestação com a minha pessoa ouço "rap", se estou alegre procuro um CD que demonstre a minha alegria, enfim, mostro a toda a gente o meu estado de espírito através da música.
São tantos os CDs que tenho uma base de dados para encontrar o que preciso, mas olha que não estou a mentir.
Bj
Maria

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

tomei nota.

beij

argumentonio disse...

cá o Ditos ainda ouve a Radio Europa, 90.4, ex-Radio Paris Lisboa, que a partir de certa hora (20h00?) passa "de la musique..."

em geral passa jazz, tem noticiários não obsessivos, programas interessantes (e curtos) sobre ciência (Nuno Crato), a Europa ou a internet !

é um pequeno oásis de francofonia e sempre vai escapando um pouco à tempestade anglo-saxónica de que dificilmente nos livramos mais que uns segundos por dia !!

a tout a l'heure !!!

;->>>

ps - http://www.radioeuropa.fm/