domingo, 4 de janeiro de 2009

AS SUGESTÕES DO SOFÁ AMARELO PARA 2009


Só devemos sugerir aquilo que nós próprios fazemos... ou pretendemos fazer.



- A primeira sugestão é: bebam água, muita água... é um gesto tão simples e nem sabem como resolve tantos problemas de saúde e de humor;
- Bebam cafés curtos e com pouco açúcar - eu passei a fazer isso desde dia 1 de Janeiro;
- Bebam leite do dia sempre que possível;
- Comam comida portuguesa, cozidos, bacalhaus, grelhados, verduras... com azeite, muito azeite do Ervedal ou das Galveias;
- Escrevam um diário, nem que seja por tópicos... se tiverem receio que alguém o leia, escrevam por códigos ou façam uma letra muito feia... mas que vocês próprios percebam;
- Escrevam uma história por dia / façam um poema por dia / batam uma fotografia especial por dia... ou, se possível, façam isso tudo;
- Passem mais tempo com as pessoas que (verdadeiramente) gostam de vocês - todos os segundos são bem empregues;
- Dêem mais atenção às pessoas mais velhas, geralmente verdadeiros sábios que temos à nossa disposição e cujo saber de experiência feito não aproveitamos:
- Viajem sempre que possível. Se não puder ser ao «fim do mundo» que seja pelo menos ao «fim da rua»;
- Vão a concertos, e se possível de artistas variados, misturem fado com rock, música ligeira com música clássica... vale a pena, é o que fiz em 2008 e dei-me muito bem;
- Vão ao Futebol, jogos grandes, jogos pequenos, jogos da Selecção;
- Vão ao cinema, ao teatro, a exposições...;
- Façam caminhadas na praia, nas montanhas, nos parques e nas marginais;
- Andem de bicicleta sempre que possível... com companhia inda é melhor;
- Namorem... namorem muito, o nosso corpo não se gasta por dar e receber beijos e abraços (e outras coisas...), e a nossa mente rejuvenesce muito, rejuvenesce mesmo, podem crer;
- Dêem presentes às pessoas que acharem que merecem, e não só pelos aniversários nem pelo Natal - deve-se dar quando nos apetecer e nunca esperar nada em troca... quem dá não deve esperar retribuição... embora saiba bem um obrigado...
- E pronto, façam outras coisas também, inclusive trabalhem, mas nunca se esqueçam que cada dia pode ser um dia diferente de outro se soubermos pelo menos fazer uma coisa menos habitual... não deixem que uns dias se confundam com outros dias, e que todos os dias pareçam tão iguais que ao fim do ano não sabemos se algo aconteceu em Fevereiro ou em Outubro...
- Ah, e aceitam-se outras e mais sugestões...

16 comentários:

argumentonio disse...

ena, tanto conselho...

é mesmo isso tudo?

dos que li não entranhei lá muito bem os de beber água e leite, excepto em caso de necessidade vital, depois aquilo do futebol pareceu-me fatal, foi-me aos nervos!

só no fim me acalmei, ao perceber a ironia da coisa com a recomendação de trabalhar, he he

prontos, lá entendi a graça, valeu ,->>>

Laura disse...

Qual sugestões? tá ai o que tá e chega, mas que beleza de lista..se pudermos fazer alguma coisa já é muito bom...Um beijinho da laura..

BlueVelvet disse...

És mesmo giro.
Vê lá se queres acrescentar mais alguma coisinha:)
Se não for ao fim do mundo pelo menos até ao fundo da rua.
Gostei.
beijinhos

Sol no Coração disse...

Bem,está uma lista muito completa...podemos fazer tudo isso e muito mais,começando por cuidar da alma...(ouvindo uma bela melodia,lendo poesia,e até comer um chocolatinho de preferência "raffaellos";0))Se fizermos um pouquinho de tudo isto,chegaremos ao final de 2009 com a certeza que estivemos bem vivos...:0)Gostei das tuas sugestôes para 2009;0)
Deixo-te um raio de Sol.

Anónimo disse...

Bom dia.Ora tudo se ganha se seguirmos os teus conselhos.!!
Será façam o que eu digo?????
(E não o que eu faço?)Hahahha.Seja como for valeu!!!!
Bjitos (Gostei)

Silenciosamente ouvindo... disse...

Que surpresa, voltei ontem da Irlanda e só agora soube deste teu
sofá e nem estou com tempo para me
sentar nele.
Volto cá outro dia.
Bom ano para ti. Um abraço

Silenciosamente ouvindo... disse...

Alex, cheguei ontem da Irlanda
e deparei com o teu email e o
teu sofá amarelo. Quando tiver
um pouquinho de tempo(virei cá
para me sentar nele) sempre
com novas ideias.
Um bom anoaa para si.
Um abraço da amiga

Sol da meia noite disse...

Encontro aqui uma alma muito leve... em altos voos pelo bom da vida.
Nunca mudes esta rota.

*

Violeta disse...

Farei algumas destas coisas...
bom ano!

Olga disse...

Não vota PS porque isso parece que também faz mal à saúde!!! lol

Criar um blog.


Beijinhos.

Filoxera disse...

No meu blogue estão algumas ideias.
Beijos.

Teresa disse...

Beijinhos Alex e um grande, grande ano!

Justine disse...

Eu cá vou seguir à letra as sugestões azuis:))

ematejoca disse...

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!

Quero separar-me de tudo aquilo, que não preciso. Só quem larga, tem as mãos livres!

Não guardes para amanhã, o que podes fazer hoje!

Essa de ir até ao fim da rua é excelente!

mariam [Maria Martins] disse...

SofáAmarelo,

ora pois belíssimas sugestões.... vou tentar seguir algumas, pois toda seria enormíssima tarefa :)

um grande abraço e um sorriso amigo :)
mariam

Unknown disse...

Então é assim:
1- Não gosto de água (ai que me vão matar depois disto!!)
2- É raríssimo beber café (se calhar compenso com esta)
3- Este conselho tenho que seguir :)
4- Desde o Natal que acabaram os doces :) e como não sou gulosa, acho que este ponto vai correr bem.
5 e 6- Tiro uma fotografia/dia. E isso é o meu diário :)
7- Queria mais umas horas disponíveis para o ouvir, para aprender com ele, mas raio das 24h não esticam!
8- E andar a pé ao fim da tarde até ajuda a esquecer os stress :)
9- Já tenho bilhete para um concerto este ano ;)
10- Adoro futebol! Boa sugestão!
11- Já fui ao cinema este ano. Tenho que repetir depressinha...
12- Faz parte da viagem "ao fim da rua"
13- Nem comento! 200% razão! :)
14- Ainda ontem ofereci um presente... porque me apeteceu. E sorri feliz por receber em troca um "obrigado" e um enorme sorriso :))


Sugestão: eu não fumo, mas podias sugerir ao pessoal fumar menos ;) a o corpo (para não falar da carteira!!) agradece :)

Beijinhos e perdoa-me o testamento!